Equipe

Aliança entre experiência e atualização constante

Desde os sócios até os estagiários, passando pelos associados, o Bidino & Tórtima Advogados preza por um atendimento personalizado, desenvolvido caso a caso. Colocamos nossa experiência a serviço de nossos clientes.

Fernanda Tórtima

Sócia fundadora do Bidino & Tórtima Advogados, Fernanda Tórtima desenvolveu toda sua carreira na área do Direito Penal, sendo bacharel pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC Rio, e tendo mestrado e pós-graduação por universidades europeias. Tórtima possuiu atuação relevante na OAB/RJ, além de ser membro do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros). Sua experiência é sinônimo de atendimento franco e dedicado acolhendo as necessidades dos clientes.



Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, Fernanda Tórtima é Mestre em Direito (Magistra Legum) pela Universidade de Frankfurt am Main, Alemanha. Tem também Pós-Graduação em Direito Penal Econômico organizada pela Universidade de Coimbra e pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Fernanda foi Conselheira e Presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RJ, no triênio 2010/2012; Secretária Adjunta da OAB/RJ, no triênio 2013/2015, e Conselheira Efetiva no triênio 2016/2018. Além disso, é membro do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros).

Entre suas principais publicações, pode-se mencionar a obra Evasão de Divisas. Uma crítica ao conceito territorial de saída de divisas contido no parágrafo único do art. 22 da Lei 7492 e a organização, juntamente com Luís Greco, do livro O Bem Jurídico como Limitação do Poder Estatal de Incriminar?, com traduções de artigos de autores alemães.

Claudio Bidino

Sócio fundador do Bidino & Tórtima Advogados, Claudio Bidino atua na área do Direito Penal há mais de 15 anos. Com dois mestrados cursados no exterior, um na Universidade de Oxford e outro na Universidade de Coimbra, Bidino foi professor em cursos de pós-graduação no IBMEC, no Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro e em outras instituições de ensino do país. É autor de livros, pareceres e artigos publicados sobretudo no campo do Direito Penal Empresarial.



Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio, Claudio Bidino é Mestre em Criminologia e Justiça Criminal pela Universidade de Oxford (Inglaterra). É Mestre também em Direito Penal e Pós-Graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal). Participou ainda de Curso de Extensão em Direito Penal Empresarial na PUC Rio, de Curso de Verão em Direito Penal Internacional na Universidade de Leiden (Holanda), de Curso sobre Problemas Fundamentais do Direito Penal e Processual Penal na Universidade de Gottingen (Alemanha) e de Curso de Especialização sobre Corrupção, Crime Organizado e Terrorismo na Universidade de Salamanca (Espanha).

Foi professor no Curso de Pós-Graduação em Direito Corporativo oferecido pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC (módulo: “Responsabilidade Criminal na Atividade Empresarial), no Curso de Pós-Graduação em Ciências Criminais oferecido pelo Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (módulos: “Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e a Economia Popular” e “Pensamentos Criminológicos Contemporâneos”), no Curso de Extensão em Compliance oferecido pela Universidade Cândido Mendes em parceria com o IUPERJ (módulo: “Legislação Estrangeira Anticorrupção e Suborno”), assim como no Curso de Advocacia Criminal oferecido pela Escola Superior de Advocacia Criminal do Rio de Janeiro (módulo: Corrupção: Análise Dogmática e Jurisprudencial).

É autor de pareceres, livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, dentre os quais se destaca a obra publicada em Portugal “A Corrupção – Reflexões (A Partir da Lei, da Doutrina e da Jurisprudência) sobre o seu Regime Jurídico-Criminal em Expansão no Brasil e em Portugal”, elaborada em coautoria com a Professora da Universidade de Coimbra Cláudia Cruz Santos e a Juíza de Direito Débora Thaís de Melo.

É colaborador permanente estrangeiro da Revista Portuguesa de Ciência Criminal, além de ser membro efetivo da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, da British Society of Criminology e da American Society of Criminology.

André Galvão

Ex-Assessor Jurídico da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, André Galvão possui pós-graduação em Direito Público e Privado pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), e Relações Internacionais pela UCAM (Universidade Candido Mendes). No cenário atual cursa LL.M. em Compliance na FGV Rio (Fundação Getúlio Vargas).



Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e em Relações Internacionais, pela Universidade Candido Mendes (UCAM), André Galvão é ex-Assessor Jurídico da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro e atualmente cursa LL.M. em Compliance na FGV Rio.

Felipe Maranhão

Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Felipe Maranhão é pós-graduado em Processo Penal pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) em parceria com a Universidade de Coimbra e possui curso de especialização em Compliance pela FGV/RIO.



Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Felipe Maranhão é pós-graduado em Processo Penal pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) em parceria com a Universidade de Coimbra e possui curso de especialização em Compliance pela FGV/RIO.